sábado, 18 de agosto de 2012

Tutorial Básico: Como lavar peruca e dicas para 'salvá-la'.

Bem, como normalmente eu estou sempre ajudando cosplayers iniciantes, uma vez me perguntaram se podia lavar peruca e qual era o melhor metodo. Eu achei a pergunta boba, mas respondi, porque as vezes estamos tão acostumados que não pensanos que podem surgir esses tipos de dúvidas.
Então resolvi criar esse tutorial e dar dicas de como deixar sua peruca mais macia, como nova e para ela não ficar com aqueles cabelinhos arrepiados nos eventos!
Primeiramente postarei o tutorial, já que ele vai ilustrar o post! <3 E depois dicas para reviver perucas 'mortas'! xD

Antes de lavar, aconselho que penteie ela! Isso facilita na hora que ela seca. Mas isso, é claro, se a sua intenção ao lavar não é dar um jeito nos nós. Se quer tratar dos nós, darei mais dicas lá em baixo!


Encha um recipiente que caiba sua wig ( e sobre espaço, logico. isso também pode ser feito naqueles taques ou em baldes. Eu uso uma banheirinha de boneca LOL ) de agua a temperatura ambiente. Coloque shampoo na agua e mexa. Mexa bem para que ele não fique com partes 'cremosas' inteiras, pois se pegar na peruca, vai demorar para tirar Ç_Ç
Dica: o shampoo pode ser o que você usa no seu cabelo, desde que ele seja neutro, não tenha quimica ou algo assim.


Coloque a peruca aos poucos, e deixe-a debaixo da agua. Mexa delicadamente nos fios e na parte da touca.
Dica: Você pode não mergulhar a touca, principalmente se quiser que ela seque mais rapido.

  

 Retire a peruca e coloque-a num lugar limpo para encher novamente o recipiente.
Você pode usar condicionador para deixar os fios mais macios ( no caso, tomem cuidado com a parte de misturar bem, se a parte 'cremosa' do condicionador não for bem diluida e pegar na peruca, é o mesmo do shampoo. )

Pendure as wigs e espere secar!
Tem gente que usa secador, mas acho que assim os fios ficam menos ressecados.
E lá vamos para mais dicas!

☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★☆★



Se você tem alguma peruca 'morta' e não sabe o que fazer, existem muitos metodos para deixa-la com menos aspecto de fios secos, nós, entre outras coisas. Começarei falando nos de problemas com nós!
Um deles é colocar as perucas num recipiente com amaciante de roupa! É só ir soltando os nós com os dedos, com a peruca ainda lá dentro, desfazendo toda a parte embolada. O amaciante deixa a peruca com um aspecto melhor e depois que seca ela fica como nova! A Laz fez um tutorial disso, acho interessante vocês conferirem!

Um metodo parecido que já usei para salvar uma peruca de Miku foi colocar os ponytails num balde com condicionador bem disolvido e oleo reparador. deixei por cerca de 5 horas e prendi os ponytails, deixando-os secar ao ar livre. Fica bem mais facil de pentear, colocando oleo nos nós mais complicados. Como achei muito cansativo desfazer todos a mão dentro do balde, como no tutorial da laz, preferi esse metodo.

Sobre fios secos, uma boa dica é passar hidratação daquelas de pote na peruca. Depois enxagua-la e esperar secar.

Sobre os fios 'quebrados', eu sempre depois de lavar as perucas, passo oleo nelas moderadamente em sua extenção ( se não usar o oleo reparador com moderação, a peruca ficará com um aspecto oleoso horrivel. ) e depois eu passo na parte de cima, onde fica a touca e franja.
Para perucas como a da Stocking, que não possui estilização, é apenas liso, é um otimo truque antes de eventos.




Essa foto foi tirada durante um evento e a peruca não tem aqueles 'cabelos quebrados' em cima e nem parece tão embolada.

Bem, espero que tenham gostado das dicas e que lhe sejam uteis!
Qualquer pergunta, só fazer nos comentários ou para mim via e-mail, facebook, etc.
Se tiverem sugestões de tutoriais, por favor, peçam <3
Chuuuu~ (*^3^)/~

12 comentários:

  1. Como lavar peruca de papai Noel ??? sintetica..

    ResponderExcluir
  2. Assim, essa fibra mostrada no tutorial, Kanekallon ( que é coreana ) é sintetica.
    Agora se você estiver falando de nylon, não são perucas duraveis, raramente vão ficar como novas depois de uma lavagem.

    ResponderExcluir
  3. é confiavel msm o amaciante? alguem aq ja fez isso?

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fiz, então não posso dar relatos. Mas é bom dar uma pesquisada no google que você acha quem fez.
    Eu até faria, mas como vejo bem o fio antes de comprar a peruca, é raro eu ter esse tipo de problema. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  5. Oi Thainara!
    Depende da sua peruca. Você precisa ver no anuncio dela quanto que ela aguenta de calor ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho dúvidas meio bestas mas como tenho medo de zoar minha peruca por um erro idiota, lá vai...

    1. Tem algum shampoo neutro específico que você recomendaria?
    2. Sobre pendurar a peruca para secar... Como devo fazê-lo? Não possuo um wig stand e imagino q pendurar no varal deve estragar os fios ou a rede, nem sei como tentaria fazê-lo.

    Qualquer resposta ajudaria demais! =)

    ResponderExcluir
  7. Olá anônimo!

    Bem, eu uso qualquer shampoo que tenha em casa, pra ser sincera. Como eles são simples, tipo um da pantene pra cabelos lisos, ou de criança... E nunca tive problemas.
    Sobre isso, eu prendo no varal. Coloco aqueles pregadores na touca da peruca e a deixo lá. Se for curta, eu as vezes deixo usando a pia de apoio. E minhas perucas nunca estragaram, então~

    Desculpe a demora pra responder e espero que tenha ajudado!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Queria confirmar uma coisa: preciso enxaguar a peruca depois de mergulhá-la na água com shampoo para tirar o shampoo e depois enxaguá-la depois da fase do condicionador para tirá-lo?
    Seu tutorial ajudou muito, obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Olá anônimo!
    Sim sim! você pode fazer o mesmo processo: Encher o recipiente de agua e ficar mexendo nos fios, dai assim o shampoo vai sair dela.
    Fico feliz que ajudou, obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  10. Amei seu tutorial. Ageadeço muito . Mas me diz uma coisa : como eu posso prender meu cabelo antes de por a peruca (meu cabelo é longo) pq eu boto uma polpa e fica um calombo . Te agradeço mt se responder. Bjs . Gabriela.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Gabriela!
    Você pode colocar a touca e ir enrolando o cabelo em volta dela, igual as pessoas fazem 'touca' pra deixar o cabelo liso, sabe? Ou fazer isso com grampos e depois colocar a touca por cima!
    Também pode fazer duas tranças ( se seu cabelo for cheio ) e fazer o mesmo processo, sempre dá certo ^^
    Espero que tenha ajudado~

    ResponderExcluir